05/08/2013

Complexo de Édipo

E hoje voltam as minhas aulas. E um dos assuntos que tive em História da Psicologia foi Psicanálise. Como eu vi em uma disciplina geral não vimos muita coisa e nada detalhado. Mas digo que me interessei muito e algumas teorias de Freud me deixaram bastante intrigada. Mas já sei que só a partir do terceiro semestre terei Psicanálise como disciplina

Complexo de Édipo é um conceito universal da Psicanálise -encontrado em todo o ser humano- criado por Sigmund Freud. Esse conceito geralmente é 'diagnosticado' na criança quando atinge o período sexual fálico, na segunda infância.
A grosso modo é o sentimento que a criança tem, o líbido, pela mãe, principalmente quando a amamentação  no peito é retirado da criança. Esse complexo é caracterizado por sentimentos contraditórios, amor e hostilidade - amor pela mãe e ódio pelo pai ou por outra pessoa que afaste a criança de sua mãe. 


Esse complexo é importante pois caracteriza a diferenciação do sujeito em relação aos pais. Eles percebem que os pais pertencem a outra realidade e que eles possuem outros compromissos e por isso não podem dedicar-se totalmente à suas crias. A criança percebe também que a mãe pertence ao pai e vice-versa e por isso há a troca de sentimentos.



É interessante essa teoria não? Espero que eu veja mais sobre isso quando tiver estudando Psicanálise ;)

See you, xoxo (: 

Comente com o Facebook:

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite