11/12/2013

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

O livro da vez é O Oceano no Fim do Caminho, do autor inglês Neil Gaiman.
Gaiman é conhecido pelos seus romances e histórias em quadrinhos, mais especificamente pela sua obra 'Sandman', que é a personificação antropomórfica do sonho, conhecido também como Morpheus - mitologia grega. Gaiman também escreveu Coraline e Stardust, que tiveram adaptações cinematográficas.

O Oceano no Fim do Caminho é a obra mais recente do autor e foi publicado através da Editora Intrínseca. Foi o primeiro livro que li dele, mas já estava ciente de que era um ótimo escritor, e tudo isso provou ser verdade depois que finalizei a leitura.

O livro começa com o protagonista, que após sair de um velório na cidade em que passou sua infância, resolve fazer uma visita na fazenda da família Hempstock. Logo ele é tomado por suas lembranças e a história começa a se desenrolar a partir disto.
Ele tinha sete anos, quando a vida financeira de sua família começou a ficar complicada e seus pais resolveram alugar o quarto do sótão, seu antigo quarto. A primeira pessoa que aluga o quarto é um homem sul-africano, o Minerador do Opala, que em uma das noites, pegou o carro da família e se suicidou no final da rua, perto da fazenda dos Hempstock.
Este acontecimento é responsável por despertar uma entidade maligna do qual o garota será vítima. A partir disso ele faz amizade com Lettie Hempstock - de 11 anos- e juntos, embarcam em uma aventura cheia de magia, mistérios e forças sobrenaturais. O garoto não entende muito bem o porquê dos acontecimentos seguintes, mas sabe que fará de tudo para proteger sua família dessa força que invadira seu mundo e está tomando os sonhos e desejos das pessoas da sua vizinhança.
"É uma história sobre magia, o poder das histórias e como enfrentar a escuridão dentro de cada um de nós. É sobre medo, amor, morte e famílias. Mas fundamentalmente espero que, na essência, seja um romance sobre sobrevivências!" - Neil Gaiman
Como disse, esse foi a primeira obra que li deste autor, mas me apaixonei completamente pela leitura e pelo enredo. Não conseguia parar de ler e fiquei aflita com cada situação que o personagem passou.
Com 208 páginas amareladas e boa diagramação, este livro recebeu 5 estrelinhas minha lá no Skoob!
Enquanto eu pesquisava algumas coisinhas sobre o autor e o livro descobri algumas curiosidades sobre essa obra, e resolvi compartilhá-las...

1. O nome do protagonista não é citado durante a leitura;
2. O livro é muito autobiográfico, portanto algumas situações aconteceram realmente, como o suicídio do Minerador do Opala- um estudande sul-africano de 29 anos se suicidou em um carro na Harwoods Lane- ;
"Não é que a história do livro tenha acontecido de fato, é claro que não aconteceu. Mas, tendo dito isso, eu gostei da possibilidade de escrever algo a partir do meu ponto de vista, como se eu ainda fosse um menino de 7 anos. Muito do que está ali é fruta das minhas próprias lembranças"- Gaiman - Fonte.
3.O Oceano no Fim do Caminho já teve seus direitos vendidos para o estúdio Playtone e em breve terá uma adaptação cinematográfica, dirigido por Joe Wright;
4.Esse livro nasceu enquanto ele escrevia um conto para sua esposa sobre seu passado;
"Ela (Amanda) não gosta muito de fantasia, mas gosta de mim. Então, resolvi escrever sobre o cenário onde cresci a partir de uma versão mirim de mim. Queria escrever um conto para mandar para ela, para mostrar como estava com saudade. A ideia original era que fosse mesmo uma história curta apenas para mandar pra a minha mulher, mas fui escrevendo, e logo percebi que não tinha mais um conto ali, mas uma novela. Então avisei a meu editor que estava fazendo uma novela, e ele pediu para ler. Eu havia escrito tudo à mãe e fui digitar o que já estava pronto. Foi só ai, quando fiz a contagem de palavras no computador, que percebi que era um romance!" - Gaiman - Fonte.
Bom, é isso pessoal! Espero que tenham gostado do post e que tenham ficados curiosos a respeito deste livro ;)


See you ♥
Xoxo

Comente com o Facebook:

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite