26/07/2014

O Projeto Rosie - Graeme Simsion

O Projeto Rosie foi o livro de romance mais engraçado que eu já li.

Don Tillman é um geneticista de 39 anos, solteiro e professor de uma renomada Universidade no interior da Austrália, que possuí o hábito de calcular mentalmente a idade e o IMC das pessoas. Ele tem pouco amigos, três para ser exata, Gene o professor de Psicologia, Claudia psicóloga e esposa de Gene e Daphane, ma senhora que sofre de mau de Alzheimer.
Cansado de estar solteiro, Don resolve criar o Projeto Esposa. Para isso ele monta questionário exigente e críticos a fim de encontrar a parceira adequada. Inscreve-se em alguns sites de relacionamento, mas logo descarta as pretendentes por motivos triviais, segunda a opinião dele.

Na tentativa de ajudar o amigo, Gene recomenda que Don marque um jantar com Rosie. Ela não é a parceira ideal, pois fuma, é desorganizada, atrasada e não é bom com números, mas desde que a viu pela primeira vez, Don a achou atraente.
Após descartá-la como esposa em potencial, ele decide ajudar Rosie a encontrar seu pai biológico. Ao entrar nesse desafio Don se vê quebrando diversos princípios pessoais e morais. Ele demora a perceber que se encontra perdidamente apaixonado por Rosie.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo Donald Tillman,  que em diversas vezes me fez lembrar o Sheldon, The Big Bang Theory. ele tem um padrão, programa tudo o que vai fazer durante o dia e noite, até mesmo o qual vai comer, e odeia desperdiçar seu tempo. Ele tem dificuldades quando o assunto é relacionar-se socialmente, e tem empatia pelas pessoa. Crê que não foi programado para amar. Sem dúvidas ele é um personagem engraçado!
Rosie é uma estudante de Ph.D em Psicologia e é toda problemática. Perdeu a mãe, que era médica aos 10 anos e viveu com o padrasto Phill desde então. Ela tem problemas em confiar nos homens e é toda durona. Ela veio para quebrar todas as regras que um dia Don estabeleceu.

"...Sum omnia quae fuerunt suntque ego. 'sou tudo o que foi, é e será'." - página 73
"... De vez em quando podemos desfrutar uma emoção - a gratidão de que senti por minha irmã vir me vistiar mesmo durante os momentos ruins, a sensação primitiva de bem-estar depois de uma taça de vinho-, mas precisamos ser vigilantes para que as emoções não nos prejudiquem." - página 150 
Nota: 5/5
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Autor: Graeme Simsion 
ISBN: 978-85-014-022-19

P.S.: Galera, essa é uma resenha pessoal, feita através do meu ponto de vista referente ao livro. Isso não significa que você terá a mesma opinião que a minha após ler este livro! Obrigada (:

Até a próxima ♥

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite