09/10/2014

Psicologia x Psiquiatria x Psicanalista

Continuando a série de posts por aqui sobre meu curso, hoje vim esclarecer a dúvidas de muitos. A diferença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria. Muitos pensam que é a mesma coisa e ai acaba surgindo o preconceito, pois independente da profissão, somos tachados de médicos de loucos, e outras coisas.

Na teoria são cursos extremamente diferentes, na prática, mais ainda.  O Psiquiatra  é formado em medicina e se especializa em Psiquiatria. Este profissional lida com diagnósticos mentais e pode tratar de seus pacientes a base de medicamentos.
O psiquiatra pode cuidar de dependentes químicos, bipolares, transtornos compulsivos obsessivos (TOC), depressivos, ansiosos e entre outros.

O Psicólogo é formado em psicologia e lida com problemas de ordem psicologia e comportamental. É o único profissional legalmente apto para aplicar testes psicológicos, e ele pode atuar em diversas áreas como: escolas, empresas, clínicas particulares, departamento de trânsito e esportivos. Podendo atender pacientes diagnosticados (ou não) com depressão, crises de identidade, percas traumáticas, crises de ansiedade entre outros. Neste caso, o profissional não tem condições de aplicar um tratamento a base de medicamentos.

No caso do Psicanalista, ele tem formação em psicologia mas se especializa nas teorias de Sigmund Freud e está sempre ajudando seu paciente na relação homem e mundo, ou seja, em uma psicanalise o ponto principal é o autoconhecimento na hora de lidar com os problemas do eu. Obviamente este não é o único assunto tratado em uma psicanalise, mas é sem dúvidas o principal.

Atualmente meu desejo é seguir a área da Psicanálise, e mais pra frente eu arriscaria fazer Psiquiatria, mas sei que ainda tenho algumas frentes para ver e talvez uma dessas frentes possa arrebatar meu coração ;)

Espero que tenham gostado.
Até a próxima ♥

Comente com o Facebook:

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite