11/09/2015

#Refletindo: Sobre fazer terapia!


Estou no sexto semestre do curso de Psicologia, e desde o começo desta trajetória eu sempre recomendava para as pessoas passarem com psicoterapeutas. Por um tempo eu andei incomodada com essa minha atitude, pois eu sempre recomendei algo que eu nunca usufrui.
Três anos de faculdade se passaram e eis que eu tomei coragem, venci a resistência e tirei meus fantasmas para dançar (expressão muito usada por uma professora minha). Há mais ou menos 4 meses estou fazendo terapia e agora consigo falar sobre assunto com mais propriedade, se é que vocês me entendem.

Infelizmente ainda há a triste ilusão de que apenas pessoas com sérios problemas emocionais ou mentais passam com Psicólogos. Este é um tabu que necessita ser quebrado pra já! Só quem faz análise sabe os benefícios que lhe são proporcionados.
Alguns podem até estar pensando que eu estou falando isso porque estou estudando para me tornar uma psicóloga, e que todos falam que um psicólogo precisa de outro psicólogo. Vou ter que concordar com esse pensamento de vocês, afinal, o psicólogo também é um ser humano que precisa lidar com problemas pessoais, com situações do cotidiano que o aflige e que nem sempre ele saberá sair daquela situação sozinho.



Mas a questão é que, fazer terapia é uma exploração, é você explorando cada canto da sua mente, cada sentimento e cada limitação que você tem. Fazer terapia é falar em primeira pessoa. Em um ambiente terapêutica a única coisa que importa é você, são os seus sentimentos, os seus pensamentos, os desejos, os sonhos, a angústia que te assola, o seu medo, a sua força, suas limitações. É se conhecer, é identificar cada reação emocional que você tem. É compreender os porquês que te perseguem.

Ás vezes é complicado quem está de fora entender tudo isso que escrevi ali em cima, mas esta é a realidade de quem passa por terapia.
No começo é estranho, porque você está ali para falar, independente do que vier à sua cabeça, é estranho porque parece que nada faz sentindo, que o que você está dizendo não tem tanta importância assim, mas a realidade é que tem. TEM MUITA IMPORTÂNCIA. Tudo faz sentido sim, a questão é que não tem que fazer sentido pra você naquele momento.

O desejo de escrever este texto surgiu quando estava fazendo uma autoanálise (coisa de estudante de psico) e eu percebi o que realmente significar ir para a análise. É ir de encontro consigo mesmo, significa que você sabe lidar com muitas coisas e que você consegue suportar bem mais do que imagina. Eu realmente espero ter condições de ir para a análise sempre viu, no meu caso, tirar alguns fantasmas pra dançar dói muito, mas depois, o alivio que fica é sem preço.

Se você estiver ai, tendo dificuldades para lidar com determinados assuntos da sua vida, não conseguir lidar com alguma situação, procure a ajuda deste profissional. É um investimento que você estará fazendo para o resto da sua vida. E esqueça esse negócio que psicologo é pra louco, porque de médico e louco, todo mundo tem um pouco!!

Espero que tenham gostado.
E até a próxima ♥

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Thamires, conheci o seu blog pelo rotaroots e logo o primeiro post que leio achei tão legal! Eu faço terapia cognitivo-comportamental há mais de ano e foi uma das melhores decisões que já tomei na vida. No começo eu tinha vergonha de que as pessoas soubesse, hoje já penso completamente diferente e recomendo pros meus amigos, faz um bem danado pra mim. Pena que tem muita gente que nem faz ideia do que é fazer terapia, uma vez num salão de beleza uma mulher ouviu uma conversa minha e disse que terapia é jogar dinheiro fora, que eu deveria era ter deus no coração... oO Enfim, vou dar mais uma lida nas suas postagens! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, que bom te conhecer. Seja bem-vinda.
      Eu sou da mesma opinião que a sua, terapia é ótimo e super recomendável. É triste ver essas pessoas que ainda possuem a mente muito fechada para essa atividade. Eu declaro de peito aberto que fazer terapia não é jogar dinheiro fora não, é um investimento!!
      Volte sempre ;)

      Excluir

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite