28/04/2016

Estudos: Para melhorar seu rendimento


Um dos motivos que andei sumida por aqui na última semana foi por conta das provas na faculdade. Eu consegui ir lidando com a vida profissional, acadêmica, social e virtual simultaneamente por um período, depois acabei abrindo mão de algumas áreas pra poder focar em outras. No caso, fiquei dois fins de semana trancafiada em casa e acabei por não postar diariamente por aqui.

Valeu a pena, mas parte de mim fica triste por não conseguir estar presente, nem que seja por um pouco, em todas essas áreas da minha vida. Por conta disso, nas últimas semanas eu busquei muitas dicas de organização para a hora de estudar e também de trabalhar "em casa" (em venho pra escola mas passo a maior parte do tempo sozinha, com certa liberdade).

Consequentemente eu acabei desenvolvendo o meu próprio jeito de estudar, o que acabou me ajudando muito nessas últimas semanas, e pensando nesse "sucesso", eu resolvi compartilhar com vocês os meus 5 passos para manter um bom rendimento nos estudos.

PASSO 1: O Local.
Estudar na cama não é a melhor opção, sério!! "ah mas eu estudo sentada..". Eu já passei por isso e sei que quando menos percebemos estamos deitadas, ou então, estamos acordando daquele cochilo monstro. Portanto, bora pra cozinha, pra sala, pra mesa no escritório. O melhor local pra você estudar é onde há uma mesa e uma cadeira, nos quais você não ficará numa posição tão confortável a ponto de você cair no sono.


PASSO 2: Os Materiais.
Lápis, caneta, borracha, post-it, régua, folha, textos, calculadora e etc. Todos os materiais que você for utilizar, reúna-os todos de uma vez e leve-os para o local de estudo. Qualquer coisa que nos faça sair da concentração é motivo para a gente demorar (às vezes horas) pra voltar ao foco. Então, leve até água, balas/chicletes pra você não ter que sair do seu cantinho.

PASSO 4: O Tempo.
É provado cientificamente que não conseguimos manter a concentração e o foco por muito tempo, portanto, estipule um período de estudos. Exemplo: Eu tenho um texto para ler, estipulo de 25 a 30 minutos para lê-lo, na essência. Após esse tempo, eu tenho 5 minutos de pausa. Ai eu posso ir ao banheiro, dar aquela olhadinha no whats, snap, twitter, instagram... Passou os 5 minutos, volto para os estudos, por mais 25, 30 minutos.
Às vezes eu marco de estudar durante 1 hora, sem interrupções, depois vou para um intervalo de 15 ou 20 minutos, pra comer e dar uma distraída. É muito importante ser bem disciplinado!

PASSO 5: O Som Ambiente.
Eu não consigo estudar sem estar ouvindo música. Às vezes no foninho, às vezes não, mas é muito raro eu estudar em um silencio total e também é muito raro eu conseguir me concentrar, se por exemplo, o meu vizinho está ouvindo a música dele, então tem que ser o "meu" estilo musical. Mas cada um é um caso, então veja qual é o melhor som ambiente para você estudar.

É provável que os meus métodos não vá funcionar para você, mas é importante sempre termos uma disciplina na hora dos estudos. Outra coisa importante é: celular tem que estar fora de alcance, se o seu notebook estiver por perto, feche as abas do twitter, facebook, youtube ou qualquer outro site que vá te distrair,

Bom, espero que ajude vocês na hora dos estudos. Quem quiser compartilhar como faz para manter rum bom rendimentos nos estudos, eu vou ficar muito feliz!

Até a próxima ♥

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite