02/08/2016

Melhorando o Inglês com Séries

Além de blogueira e estudante de psicologia, sou também professora de Inglês e se tem uma coisa que eu adoro fazer é encontrar atividades extras e também outras formas para facilitar o aprendizado dos alunos. A real é que ainda há muita gente que não se dá bem com o Inglês o que acaba dificultando a vida dessas pessoas em muitas áreas.

Nessas últimas semanas eu tenho ajudado alguns alunos e amigos também, que estão querendo dar um up no speaking ou até mesmo para aumentar o vocabulário. E pensando nisso, resolvi fazer este post, para quem está passando pela mesma fase ou para quem está precisando de uma motivação para começar a aprender a língua.

Nada melhor do que praticar o inglês ouvindo músicas e assistindo filmes e séries! Seríssimo. A maioria das pessoas não levam essa dica a sério, mas a questão é que esse tipo de exercício ajuda MUITO! Antes de eu começar a fazer aulas de Inglês em uma escola de idiomas eu já tinha o conhecimento de muitas palavras, e tudo por causa das músicas que eu ouvia e dos filmes que eu já gostava de assistir com o áudio original. Então, a minha primeira dica EVER é: bora ouvir umas músicas internacionais e assistir filmes/séries com áudio original e legenda em português.

O foco do post de hoje é compartilhar com vocês algumas séries que possui assuntos do cotidiano e um Inglês "fácil" no sentido de aumentar o vocabulário. Você separá-los em categorias.


*BEGINNER 

New Girl | How I Met Your Mother
Ambas séries de comédia e que se passa no dia a dia dos personagens. Eles falam sobre todos os assuntos: trabalho, casa, relacionamento, viagem, piadas, e muito mais. Ambas séries com sotaque americano, o mais ensinado nas escolas de idiomas do Brasil. São ótimas séries para você começar a criar o seu vocabulário em assuntos do cotidiano. A dica aqui é: a cada palavra nova que você ver/ouvir seria interessante você anotá-la, buscar como é que se escreve e passar a repeti-la constantemente.
Outro ponto positivo nessas duas séries é que elas são curtas, de 20 a 22 minutos.

*INTERMEDIATE

The Vampire Diaries | The Big Bang Theory
Para quem já tem uma boa noção do Inglês, essas duas séries vão abranger o seu vocabulário, pois eles tratam de assuntos mais específicos, como ciência, tecnologia, maldições e história. Nunca se sabe quando vamos nos deparar no meio de uma conversa falando sobre Vampiros e Lobisomens, ou então sobre teorias cientificas.  Fora isso, elas não deixam de abordar assuntos do nosso dia a dia, o que nos ajuda a não esquecer alguns termos.
The Big Bang é uma série de comédia nerd e eles falam muuuuuito rápido e às vezes você não vai compreender bem as piadas, but don't give up! Hahaha
The Vampire Diaries é uma série que contem muito drama, romance, bruxas, vampiros, confusão e etc, haha. Mas eles não falam assim tão rápido, da para acompanhá-la tranquilamente com a legenda em inglês também.

*ADVANCED
Aqui eu não vou indicar nenhuma série específica, mas vou indicar o seguinte: tire as legendas em Português e comece a assistir usando apenas legendas em Inglês. Não vai ser fácil no início, as confie no seu ouvido, você já conhece a maioria das palavras, e vai surgir palavras que você ainda não sabe, e ai você pode fazer o que eu sugeri ali para o beginner: anote a palavra, veja seu significado e comece a inseri-la durante seu momento de prática no speak. Outra dica interessante é você buscar no google o roteiro do episódio que você vai assistir, leia todas as falas, de todos os personagens, e depois assista, sem legendas. Te ajudará muito <3

Neste vídeo aqui, a Carina dá vária dicas de como estudar em casa.

Bom, essas foram as minhas dicas para quem está nessa caminhada de aprendizado. E pra quem tem interesse, lá no meu Pinterest tem um painel só sobre dicas e atividades em Inglês, vale a pena dar uma olhada.
Espero que vocês tenham gostado e espero também que possa ajudá-los. E pra quem quiser compartilhar com a gente outras dicas, sintam-se à vontade ;)

Até a próxima

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Assistir serie ajuda e muito! Logo que eu sai do curso de inglês acabei viciando em tvd, e o vicio fazia com que eu assistisse ao vivo sem legenda e no dia seguinte com legenda, no inicio eu entendia quase nada que eles falavam, porém depois de alguns episodios, eu já estava assistindo só em inglês e sem a legenda de tanto que eu estava entendendo, ainda tinha alguns epi que tinha que ver com legenda porque não entendia nada, mas eram poucos.

    Preciso voltar a praticar assistindo serie, porque desde que parei de assistir tvd, parei de praticar e percebi o quanto estou ruim no inglês. Acho que vou arriscar em how I met your mother.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom estar em contato com esse tipo de coisa pra não esquecer mesmo. Além de ser um bom passa-tempo né? Assista HIMYM e depois me conte o que achou.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Sensacional as dicas! Eu percebo que manter contato com o idioma, seja através de musicas, filmes e séries ajuda muito, mesmo sem para pra estudar gramática, etc, propriamente dito (por falta de tempo vale dizer), percebo que consegui avançar um pouquinho no listening com esse tipo de atividade! Adorei a dica, ainda tenho um longo caminho a percorrer. Beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dai, é incrível como esse tipo de atividade nos ajuda muito né?! Sem contar que é uma forma de estarmos sempre em contato com o idioma.
      Que bom que gostou das dicas, espero que lhe ajude muito <3
      Beijos!

      Excluir

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite