02/08/2016

Melhorando o Inglês com Séries

Além de blogueira e estudante de psicologia, sou também professora de Inglês e se tem uma coisa que eu adoro fazer é encontrar atividades extras e também outras formas para facilitar o aprendizado dos alunos. A real é que ainda há muita gente que não se dá bem com o Inglês o que acaba dificultando a vida dessas pessoas em muitas áreas.

Nessas últimas semanas eu tenho ajudado alguns alunos e amigos também, que estão querendo dar um up no speaking ou até mesmo para aumentar o vocabulário. E pensando nisso, resolvi fazer este post, para quem está passando pela mesma fase ou para quem está precisando de uma motivação para começar a aprender a língua.

Nada melhor do que praticar o inglês ouvindo músicas e assistindo filmes e séries! Seríssimo. A maioria das pessoas não levam essa dica a sério, mas a questão é que esse tipo de exercício ajuda MUITO! Antes de eu começar a fazer aulas de Inglês em uma escola de idiomas eu já tinha o conhecimento de muitas palavras, e tudo por causa das músicas que eu ouvia e dos filmes que eu já gostava de assistir com o áudio original. Então, a minha primeira dica EVER é: bora ouvir umas músicas internacionais e assistir filmes/séries com áudio original e legenda em português.

O foco do post de hoje é compartilhar com vocês algumas séries que possui assuntos do cotidiano e um Inglês "fácil" no sentido de aumentar o vocabulário. Você separá-los em categorias.


*BEGINNER 

New Girl | How I Met Your Mother
Ambas séries de comédia e que se passa no dia a dia dos personagens. Eles falam sobre todos os assuntos: trabalho, casa, relacionamento, viagem, piadas, e muito mais. Ambas séries com sotaque americano, o mais ensinado nas escolas de idiomas do Brasil. São ótimas séries para você começar a criar o seu vocabulário em assuntos do cotidiano. A dica aqui é: a cada palavra nova que você ver/ouvir seria interessante você anotá-la, buscar como é que se escreve e passar a repeti-la constantemente.
Outro ponto positivo nessas duas séries é que elas são curtas, de 20 a 22 minutos.

*INTERMEDIATE

The Vampire Diaries | The Big Bang Theory
Para quem já tem uma boa noção do Inglês, essas duas séries vão abranger o seu vocabulário, pois eles tratam de assuntos mais específicos, como ciência, tecnologia, maldições e história. Nunca se sabe quando vamos nos deparar no meio de uma conversa falando sobre Vampiros e Lobisomens, ou então sobre teorias cientificas.  Fora isso, elas não deixam de abordar assuntos do nosso dia a dia, o que nos ajuda a não esquecer alguns termos.
The Big Bang é uma série de comédia nerd e eles falam muuuuuito rápido e às vezes você não vai compreender bem as piadas, but don't give up! Hahaha
The Vampire Diaries é uma série que contem muito drama, romance, bruxas, vampiros, confusão e etc, haha. Mas eles não falam assim tão rápido, da para acompanhá-la tranquilamente com a legenda em inglês também.

*ADVANCED
Aqui eu não vou indicar nenhuma série específica, mas vou indicar o seguinte: tire as legendas em Português e comece a assistir usando apenas legendas em Inglês. Não vai ser fácil no início, as confie no seu ouvido, você já conhece a maioria das palavras, e vai surgir palavras que você ainda não sabe, e ai você pode fazer o que eu sugeri ali para o beginner: anote a palavra, veja seu significado e comece a inseri-la durante seu momento de prática no speak. Outra dica interessante é você buscar no google o roteiro do episódio que você vai assistir, leia todas as falas, de todos os personagens, e depois assista, sem legendas. Te ajudará muito <3

Neste vídeo aqui, a Carina dá vária dicas de como estudar em casa.

Bom, essas foram as minhas dicas para quem está nessa caminhada de aprendizado. E pra quem tem interesse, lá no meu Pinterest tem um painel só sobre dicas e atividades em Inglês, vale a pena dar uma olhada.
Espero que vocês tenham gostado e espero também que possa ajudá-los. E pra quem quiser compartilhar com a gente outras dicas, sintam-se à vontade ;)

Até a próxima

Comente com o Facebook:

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite