13/05/2017

Psicologia: A escolha dos estágios...

A escolha dos estágios

Finalmente me encontro na reta final  da minha graduação em Psicologia! Que momento glorioso, e ao mesmo tempo aterrorizante. Chegou a hora de ir para a prática, depois de quatro anos imersos em muita teoria!

Só para contextualizar a minha situação, Psicologia na Unimep são 5 anos e meio de duração (noturno) e os dois últimos semestres do curso é apenas para a realização dos estágios obrigatórios e esses estágios são divididos em 3 campos: Clínica, Educação e Social ou Trabalho, esses dois últimos temos que escolher apenas um dos dois campos. Minhas escolhas forão: Clínica na abordagem Psicanalítica (saúde mental), Educação Especial e Psicologia do Trabalho (gestão de pessoas).

Eu sofri antes de fazer a escolha e depois de tê-la feito. A realidade é que a decisão é tão difícil quanto escolher qual faculdade fazer, pois é literalmente o rumo que sua vida profissional pode tomar. Estágios obrigatórios nada mais é que a área em que você terá mais experiência logo após se formar. E vocês sabem que o risco de não gostar desta área é o mesmo risco de gostar!

Tivemos menos de uma semana para conhecer todos os campos de estágios disponíveis pela Faculdade e para entregar a pré ficha com as nossas escolhas. Imaginem a angústia da sala. Eu sonhei quase todos os dias dessa semana com esse assunto e a cada dia eu acordava mais incerta de qual área escolher (no caso da Clínica).

Muitas coisas passam na nossa cabeça durante esse período, dúvidas, medos, preocupações, insegurança... devo confessar que é um leve sofrimento psíquico, porém agora já me sinto mais certa daquilo que tenho escolhido pra minha vida. Ainda não iniciei os estágios, só a partir de Agosto, mas estou mais segura quanto ao rumo que a vida tem levado.

Ainda não estou 100% certa de que essa profissão era tudo o que eu sonhei, mas uma coisa eu posso te garantir: não ter certeza de algo não é motivo para você não tentar fazer com que aquilo dê certo, e muito menos te impede de tentar fazer mais outras mil coisas que tem a ver com você!

Só precisava fazer esse desabafo ;)
Até a próxima 

Comente com o Facebook:

Design e Desenvolvimento por Bruna Leite